A fabricação de esquadrias de alumínio exige conhecimento, experiência, ferramentas adequadas e especialmente uma matéria-prima de procedência que atenda as necessidades de cada projeto.
Empresas que desejam romper a barreira da subsistência, crescer e expandir as suas atividades precisam investir nessas necessidades básicas para que possam alcançar os seus objetivos.
A experiência se consegue com o tempo ou contratando profissionais capacitados que possam somar no dia a dia das operações.
Já o conhecimento precisa ser uma busca diária, contando com fornecedores que possam colaborar no aprimoramento dos produtos oferecidos, assim como as ferramentas adequadas precisam estar sempre em perfeitas condições para atender a demanda com qualidade.
Por fim, se todos os outros quesitos estiverem bem atendidos, mas a matéria-prima utilizada não for a adequada, todo o esforço realizado acaba em frustração, uma vez que sua empresa precisará estar resolvendo reclamações, isso envolvendo devolução de mercadorias e problemas estruturais que acabam afetando a sua marca.
Neste post, apresentaremos a importância da matéria-prima no processo de fabricação de esquadrias. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
Por que a escolha da matéria-prima impacta diretamente a fabricação de esquadrias?
Apesar das qualidades intrínsecas do alumínio, especialmente quando utilizado na fabricação de esquadrias, é importante compreender que nem toda essa matéria-prima é preparada da maneira adequada para atender ao mercado consumidor.
Infelizmente, como em qualquer outro segmento, muitos fornecedores têm apenas por objetivo oferecer preço. Então, a qualidade é desconsiderada tanto por quem vende como por aquele que compra.
O resultado não é difícil de imaginar: clientes insatisfeitos, problemas de retrabalho, prejuízos e desgastes que não precisam fazer parte do dia a dia da operação.
Desse modo, o uso de alumínio de má qualidade interfere drasticamente na esquadria, especialmente no que se refere a problemas com:
- resistência,
- durabilidade,
- estabilidade.
Na fabricação, quando executada por profissionais que conhecem ou possuem experiência na área, são identificados problemas que se farão presentes durante o processo de produção e até na instalação das esquadrias contratadas pelo cliente.
É fundamental entender que, diante dessa situação, o cliente poderá exigir seus direitos, recusando o produto entregue e gerando grandes transtornos para a operação. Em outros casos, ele pode simplesmente não retornar, sem sequer oferecer a chance de resolver o problema.
Os principais problemas estruturais causados por alumínio de baixa procedência
A fabricação de esquadrias, quando realizada sem os devidos cuidados com a matéria-prima, pode apresentar sérios problemas estruturais ao produto.
Materiais de baixa procedência podem comprometer todo o esforço realizado por sua empresa, especialmente se o objetivo é oferecer qualidade e a busca pela fidelização dos clientes.
Dentre os problemas mais sérios, quando não se tem controle de origem do material adquirido, observam-se:
- empenamento,
- oxidação precoce,
- fragilidade,
- trincas.
Em muitos casos, esses problemas já podem ser identificados durante o próprio processo produtivo, comprometendo a viabilidade da entrega do projeto. No entanto, na maioria das vezes, essas falhas só se tornam evidentes algum tempo após a instalação da esquadria, quando os primeiros problemas começam a surgir para o cliente.
Sinais de alerta: como identificar problemas relacionados à matéria-prima?
Talvez você esteja se perguntando a respeito da identificação de problemas relacionados à matéria-prima, afinal, é preciso estar focado na fabricação das esquadrias.
Porém, existem alguns sinais que podem alertá-lo a esse respeito, evitando que você tenha prejuízos na operação.
Existem sinais visuais que podem ser percebidos de imediato durante a inspeção do alumínio, assim como outros que se revelam apenas no início do manuseio ou processamento do material, quando ocorrem:
- deformações,
- folgas nas junções,
- dificuldades no manuseio.
Diante dessas situações, a recomendação é buscar por um novo fornecedor e solicitar a troca do material de forma imediata, lembrando que o mesmo pode acontecer com a sua empresa, caso você ofereça a um cliente esquadrias que apresentem problemas.
A legislação protege o consumidor, por isso é fundamental estar atento ao Código de Defesa do Consumidor, para casos envolvendo negociações com pessoas físicas, e ao Código Civil, nas relações comerciais com outras empresas.
O compromisso da Veza Alumínio com a procedência da matéria-prima
Como se observa, a fabricação de esquadrias possui detalhes que fogem ao dia a dia da área de produção ou de instalação, mas problemas podem ser evitados antes mesmo da realização das compras das matérias-primas.
A Veza Alumínio, uma empresa que está no mercado desde 2010, preza pelo padrão de qualidade dos produtos comercializados junto aos fabricantes de esquadrias.
Critérios foram estabelecidos pela empresa, visando garantir a procedência dos alumínios, portanto, tudo se inicia a partir da seleção dos fornecedores.
Na sequência, quando ocorre o recebimento dos materiais, um processo de controle de qualidade interno é realizado, tudo isso envolvendo testes e avaliações dos produtos.
Mais do que isso, a Veza Alumínio trabalha apenas com itens certificados, ou seja, que tenham sido amplamente testados em laboratórios capacitados que conseguem avaliar se os materiais atendem as normas técnicas estabelecidas pelas autoridades.
Todo esse esforço tem por objetivo garantir aos seus clientes segurança e desempenho estrutural dos produtos adquiridos.
Agora que você sabe mais a respeito da qualidade dos materiais utilizados na fabricação de esquadrias, vale ler nosso post que mostra como o acabamento das esquadrias contribui para a valorização do imóvel!